Edição do dia 15/11/2010
15/11/2010 07h57 - Atualizado em 15/11/2010 07h57 As audiências virtuais começaram a ser realizadas pelo Procon de Fortaleza há seis meses. O consumidor registra a reclamação no site do órgão e, depois que a empresa é notificada, recebe, por e-mail, a data da audiência.
Rosana se prepara para uma audiência com uma empresa de telefonia. Vai participar sem sair de casa.
A representante da empresa, que não quer aparecer, está na sede do Procon de Fortaleza. Pela internet, elas discutem a situação. Rosana quer recuperar um chip de celular que foi roubado. A empresa exige a nota fiscal, que ela não tem mais.
Um conciliador faz a mediação entre o consumidor e a empresa reclamada. Desta vez, em 15 minutos o acordo foi fechado.
Todo áudio da audiência foi gravado e vai ser arquivado para servir de prova, no caso de alguma das partes não cumprir o acordo firmado. Assim, em vez de gerar um processo com 15, 20 páginas, como acontece numa audiência convencional, na videoconferência, é impressa uma única folha.
"Nós conseguimos eliminar bastante papel e já desocupamos salas, inclusive para realização de audiências”, conta a assessora de informática do Procon Anna Stela Pinheiro Craveiro.
As audiências virtuais começaram a ser realizadas pelo Procon de Fortaleza há seis meses. O consumidor registra a reclamação no site do órgão e, depois que a empresa é notificada, recebe, por e-mail, a data da audiência.
"Bem mais fácil, bem menos burocrático", diz Rosana.
Raquel já experimentou o serviço. Em uma audiência virtual, conseguiu um acordo com o fabricante de um aparelho celular que apresentou defeito logo que saiu da loja. E recebeu de volta, o dinheiro corrigido.
“Já recebi sim, na data marcada, sem problema nenhum. Muito melhor, eu não sai da minha casa", conta a administradora.
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