contato:

Vagner Fernandes e Thais Fernandes 45187596 / 6946-8226 Av. Waldemar Tietz, 260 - Arthur Alvim - São Paulo - SP - Cep: 03589-000

apresentação

Arquivo 10: A solução para que seus documentos sejam Arquivados e Organizados da melhor forma, A Arquivo10 atua na Área de Assessoria em Arquivos, desenvolvendo projetos para Centros de Documentação CEDOC, com profissionais altamente capacitados.

Tradutor

English FrenchGermanSpainItalianDutchRussianJapaneseKoreanArabic Vagner Fernandes

29 de abr. de 2011

Porque o iPad não substitue o Livro

www.arquivo10.com.br

26 de abr. de 2011

XVI SNBU - Semi´nário Nacional de Bibliotecas Universitárias - II Seminário Internacional de Bibliotecas Digitais, basta acessar o link abaixo, todos estão disponíveis free

www.arquivo10.com.br

Destaque entre as 500 maiores USP aparece em 15º lugar em volume de publicações no Ranking Leiden, mas impacto ainda é restrito

www.arquivo10.com.br

Vídeo de entrevista com o prof. Modesto da ECA-USP sobre a importância das bibliotecas e uso adequado da internet

http://www.arquivo10.com.br/

XVIII Semana do Livro e da Biblioteca - vídeos das palestras

www.arquivo10.com.br

As últimas publicações de Harvard, Oxford e Sorbonne a um click

No começo do ano, a Biblioteca Digital da Universidade Gama Filho ultrapassou a marca de um milhão de arquivos, transformando-se na maior biblioteca digital do país.


O projeto da Universidade Gama Filho é um consórcio com o Open Archives Initiative.

Funciona da seguinte maneira: as instituições participantes abrem e compartilham seus acervos de texto, e outros arquivos de vídeo e áudio, formando um acervo internacional de grande extensão e fácil acesso.
 
A Biblioteca Digital dá acesso gratuito a 32 milhões de arquivos completos. Entre eles estão os acervos digitais de texto de bibliotecas de 1.435 universidades, 48.000 artigos de periódicos científicos, teses e dissertações de mestrado e doutorado de universidades como Harvard, Yale, Oxford, Cambridge, Sorbonne , USP, Unicamp, UFRJ e FGV. A plataforma de pesquisa ainda permite acesso à bancos de dados de centros de pesquisa internacionais e nacionais, à arquivos de órgãos governamentais de 62 países e aos acervos digitalizados das maiores bibliotecas nacionais.


Grande passo na promoção da comunicação acadêmica, essa iniciativa amplia o compartilhamento de informação entre estudantes, acadêmicos e curiosos, promovendo uma maior difusão da produção científica e cultural.

O Toque da Ciência

O Toque da Ciência é um produto de divulgação científica desenvolvido por integrantes do LECOTEC - Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã, da Unesp.

O objetivo é divulgar a ciência produzida nas instituições brasileiras, em linguagem acessível ao público em geral, apresentando as observações dos mais importantes pesquisadores do país.

Pretendemos, assim, que a população tenha acesso ao mais recente conhecimento científico de todas as regiões nacionas e das mais diversas áreas, de forma a melhorar a compreensão pública da ciência.

Cada programa possui um minuto e meio de duração, apresentando uma mensagem concisa e direta, apresentada pelo próprio cientista em forma de relato.

Integralmente financiado por instituições públicas, o Toque da Ciência oferece acesso gratuito a todo o seu conteúdo e permite que emissoras de rádio interessadas possam veiculá-lo, com prioridade para aquelas de caráter educativo ou comunitário. Para isso, bastar acessar a página de cadastro de publicadores

http://www2.faac.unesp.br/pesquisa/lecotec/projetos/toque/podcasts.php?c=302
 
http://www2.faac.unesp.br/pesquisa/lecotec/projetos/toque/index.php
ANCIB - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação

http://www.ancib.org.br/

20 de abr. de 2011

No site do arquivo do estado de São Paulo (http://www.arquivoestado.sp.gov.br/saesp_publicacoes.php) está disponível para download as 10 publicações do projeto "Como Fazer":

Como descrever documentos de arquivo elaboração de instrumentos de pesquisa

Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas

Como tratar coleções de fotografias

Como implantar arquivos públicos municipais

Como Classificar e Ordenar Documentos de Arquivo

Como Avaliar Documentos de Arquivo

Como elaborar vocabulário controlado para aplicacao em arquivos

Como implantar centros de documentacao

Como fazer analise diplomatica e analise tipologica

Como fazer programas de reproducao de documentos de arquivo



As publicações acima já foram cobradas em vários concursos públicos, então vale a pena tê-las.

www.arquivo10.com.br

18 de abr. de 2011

Trabalhos científicos e acadêmicos no 2º Congresso Internacional do Livro Digital 2011

O 2º Congresso Internacional do Livro Digital - promovido pela Câmara Brasileira do Livro, CBL, que será realizado dias 26 e 27 de julho de 2011, em São Paulo, promoverá uma sessão de trabalhos científicos e acadêmicos. O objetivo é estimular a divulgação de pesquisas e trabalhos empíricos ou conceituais e inéditos sobre os temas:

 
  • Novos Modelos de Negócios relacionados aos livros digitais;
  • Aspectos de usabilidade de leitores digitais (e-readers);
  • Bibliotecas Digitais;
  • Aspectos educacionais dos livros digitais;
  • Direitos autorais e Copyright;
  • Marketing do livro digital;
  • Redes sociais e livros digitais;
  • O novo papel do editor;  
  • e outros temas afins.

Os autores dos trabalhos aceitos para apresentação na sessão receberão a inscrição para a participação no congresso (uma inscrição por trabalho) e terão seus trabalhos publicados no site do evento.
 
O trabalho vencedor receberá o prêmio de R$ 1.000,00 e o segundo colocado R$ 500 (valores brutos), e os dois melhores trabalhos apresentados receberão indicação (em fast track) para publicação na REGE – Revista de Gestão da USP.

 
Os coordenadores desta sessão do Congresso serão o Prof. Cesar Alexandre de Souza (FEA/USP) e Daniel Pinsky (Comissão do Livro Digital/CBL).

O prazo final de envio dos trabalhos é dia 2 de maio de 2011 e o resultado será divulgado dia 2 de julho; a data de apresentação dos trabalhos será comunicada aos vencedores neste mesmo dia.

Os trabalhos devem ser enviados para o e.mail digital@cbl.org.br, em arquivo do MS-Word (2003 ou superior) e atender aos seguintes requisitos de formatação:

- Papel A4 com margens: superior 3 cm, inferior 2 cm, direita 2 cm, esquerda 3 cm.

- Fonte: Times New Roman, tamanho 12; espaçamento simples e parágrafo justificado

 
- Páginas: mínimo de 8 páginas máximo de 16, incluindo a primeira (apenas título e resumo), tabelas, figuras, referências bibliográficas e notas de final de texto.

 
- Citações e Referências: normas ABNT

Promovendo a Circulação do Saber
 

13 de abr. de 2011

Certo ou Errado

Ainda dá tempo de participar! 8º Encontro SophiA



http://www.arquivo10.com.br/
http://www.primasoft.com.br/hotsite/master.php?c=8encontrosophia&p=Nzc=

Palestra de atualização do Novo Portal de Periódicos da Capes



Atualização do uso do Novo Portal de Periódicos da Capes, com a palestrante Andréia do Carmo Feitosa, bibliotecária da Biblioteca Central – Unifesp – Campus São Paulo.


Data do evento: dia 18 de abril (segunda-feira) de 2011

Período de inscrição: 12/04 a 14/04/2011 ou até encerrarem as inscrições

Horário das 9 às 12h

Local: Anfiteatro Clóvis Salgado - térreo

Rua Botucatu, 862

Edifício das Ciências Biomédicas

Inscrição gratuita.
Acesse o link http://dpdphp.epm.br/acad/siex/index.htm

Haverá certificado.

http://www.pesquisamundi.tk/
http://www.arquivo10.com.br/